top of page

WUNDT

CRÍTICAS AO MÉTODO INTROSPETIVO

     A introspeção é um método que limita em demasia o campo de investigação

psicológica.

     Domínios importantes da investigação psicológica, como o comportamento animal, o desenvolvimento infantil, as perturbações e distúrbios comportamentais, não podem ser estudados utilizando o método introspetivo.

     A introspeção é no fundo retrospeção

     Há uma diferença evidente entre viver uma determinada experiência consciente e transmitir verbalmente a informação sobre o estado de consciência vivido, pois a vivência e a descrição da vivência não acontecem simultaneamente: o que se descreve é algo que já passou ou foi vivido. Por isso, há o risco da descrição ser incompleta, imprecisa e também é inverificável os dados que ela fornece.

     A introspeção modifica a experiência psíquica

     Tomar consciência de um estado psíquico é uma atividade psíquica que modifica necessariamente o fenómeno que se observa. Uma coisa é a vivência a descrever, outra coisa a auto-observação e análise de tal vivência.

     Na sua forma clássica, a introspeção não permite o acesso a zonas do psiquismo, reconhecidamente importantes, que escapam à consciência.

     Os processos psíquicos inconscientes, desde Freud, reconhecidos comos importantes na nossa vida mental, não são alcançáveis mediante a metodologia proposta por Wundt.

     Para existir observação de tipo científico é necessário que o sujeito que observa e o objeto a ser observado se distingam.

     Segundo Comte, é impossível que o sujeito que observa os seus estados de consciência se possa dividir em dois: em sujeito que vive a experiência e em sujeito que se veria a viver essa experiência. Daí que os estados de consciência não possam ser estudados objetivamente, não são factos científicos.

     Os conhecimentos ou dados que a introspeção visa alcançar só podem ser

comunicados pela linguagem e há experiências que são muito difíceis de exprimir verbalmente através de palavras

 

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

bottom of page